Notícias

#10MinutosDePausa, ocorre no dia 24 de fevereiro, às 12h

"Parar para continuar" é a palavra de ordem do projeto 10 Minutos de Pausa no mês de fevereiro

. Na próxima sexta-feira, 24, magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, terceirizados e terceirizadas são convidados(as) a fazer dez minutos de pausa no expediente de trabalho, a partir de 12h, para um momento de encontro consigo mesmo(a), por meio de uma prática meditativa. A reunião será transmitida ao vivo pelo Teams. O ID da reunião é 246 084 836 087, com senha: 4Gaaxv ou clique aqui O objetivo é propor uma reflexão sobre a importância de o corpo funcional parar, concentrar, sentir e perceber a si mesmo. "A proposta é parar um pouco do corre-corre diário e poder, perceber-se, respirar, entrar em contato consigo mesmo para que possa continuar suas atividades com maior concentração, foco e energia mental", afirma o coordenador de saúde do TJPA, Manoel de Christo Alves Neto. Proposta pela Coordenadoria de Saúde do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), a ação será coordenada pela instrutora de yoga e de respiração consciente Ladir Maria Filipini. O Projeto 10 Minutos de Pausa será realizado uma vez por mês.

Camara aprova adiamento das eleicoes municipais para novembro.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (1º) a Proposta de Emenda à C

onstituição (PEC) 18/20, que adia as eleições municipais deste ano devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. O placar de votação da PEC no segundo turno foi de 407 votos a 70. Pouco antes, no primeiro turno, foram 402 votos favoráveis e 90 contrários.Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o texto será promulgado nesta quinta-feira (2), às 10 horas, pelo Congresso Nacional.Oriunda do Senado, a PEC determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. Por meio de uma emenda de redação, deputados definiram que caberá ao Congresso decidir sobre o adiamento das eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença.“A alteração do calendário eleitoral é medida necessária no atual contexto da emergência de saúde pública”, defendeu o relator, deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR). “Os novos prazos e datas são adequados e prestigiam os princípios democrático e republicano, ao garantir a manutenção das eleições sem alteração nos mandatos”, continuou.Calendário eleitoralAlém de adiar as eleições, a PEC, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita (veja quadro). Apenas a data da posse dos eleitos permanece a mesma, em 1º de janeiro de 2021.https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/calendario-eleitoral/images/desktop.jpg

OAB reúne presidentes para ato em defesa da democracia.

A OAB Nacional reunirá, no dia 5 de julho, o presidente Felipe Santa Cruz com ex-presidentes da ent

idade em uma das manifestações mais contundentes em defesa da democracia. A Ordem promoverá a live “Virada da Democracia” com Membros Honorários Vitalícios da Ordem. O ato será mais uma etapa da campanha #OABpelaDemocracia. Estão confirmadas as participações dos ex-presidentes Claudio Lamachia (2016-2019), Marcus Vinicius Furtado Coêlho (2013-2016), Ophir Cavalcante Junior (2010-2013), Cezar Britto (2007-2010) e Reginaldo Oscar de Castro (1998-2001). O presidente da Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia, Nabor Bulhões, sublinhou a importância da manifestação da Ordem nesse momento. “A justificação da mobilização histórica da OAB, ao longo dos seus quase 90 anos de existência, em defesa dos princípios e dos valores republicanos hoje expressos em nossa vigente Constituição, reside no fato de que um Estado Democrático de Direito não é uma obra acabada, mas um trabalho de permanente luta, resistência e perseverança para a construção e consolidação, entre nós, de uma sociedade livre, justa e solidária, comprometida com a rejeição de todas as formas de opressão e de intolerância”, disse ele. A OAB entende que não há solução para nenhuma das crises que o Brasil enfrenta fora da democracia e quer debater soluções com a sociedade. A entidade vê ainda com muita preocupação os recente ataques ao Estado Democrático de Direito, à Constituição Federal e ao modelo democrático que tanto custou para ser conquistado. A democracia é uma bandeira histórica da Ordem, que jamais deixará de ser cultivada e protegida. Além de motivar a advocacia, a OAB convida toda a sociedade brasileira a defender com afinco aquele que é um dos nossos maiores patrimônios sociais: a democracia. A crise econômica, a pandemia e todas as dificuldades sociais que se apresentam são desafios que serão superados dentro dos limites constitucionais, com respeito aos direitos fundamentais e sem retrocessos. A reunião de dos ex-presidentes resgata assim a luta do passado para reafirmar a atuação presente e dar à sociedade todo o respaldo que a Ordem pode oferecer nas fileiras de defesa da legalidade e da democracia brasileira.

Carteira Digital da OAB já está disponível

Advogados e advogadas em todo o país já podem baixar gratuitamente o aplicativo “Carteira Digital

da OAB”, que permite o acesso digital ao documento oficial da Ordem. A carteira eletrônica terá os mesmos dados e informações do documento físico da OAB e representa uma facilidade para a advocacia, que poderá ter acesso à identificação no próprio celular, de forma completamente segura. Veja o passo a passo para ter acesso à carteira digital: 1º) Baixe e instale o aplicativo disponível na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android) “Carteira Digital da OAB”. 2º) Preencha os dados e receberá um e-mail ou SMS para autenticação de dois fatores. 3º) Após a autenticação você terá acesso às inscrições e poderá escolher qual documento eletrônico gerar. 4º) Pronto.